O luxo está intrinsecamente ligado à ideia de exclusividade. Assim, a gestão do luxo pode ser aplicada em conjunto com a sustentabilidade. Seu produto pode ser o 'bilhete dourado' para ingressar em um grupo seleto de empresas sustentáveis.
Essa é uma vantagem notável, especialmente considerando que nossa consultoria tem uma base financeira. Você perceberá que a criação de uma comunidade e a sensação de pertencimento associada à sustentabilidade como luxo permitem a sustentabilidade financeira.
O luxo e a sustentabilidade formam duas forças que se retroalimentam, criando um ciclo financeiro saudável conforme ilustrado na imagem.
O luxo aumenta a disposição para pagar- williness to pay, enquanto a sustentabilidade estimula o engajamento na comunidade, reduzindo os custos de aquisição e promovendo a fidelização.
A sustentabilidade atua como um veículo fundamental na criação de vínculos. Esses vínculos, por sua vez, são um conceito essencial na formação de comunidades, uma dinâmica humana que nos mantém fiéis a um grupo e possibilita o surgimento de plataformas e ecossistemas de negócios.
Um erro a ser evitado é pensar que a formação de vínculos e comunidades ocorre apenas pela disponibilização de ferramentas tecnológicas. Na realidade, ela ocorre por meio da criação de relações genuínas de troca entre os membros pertencentes à comunidade, e essa qualidade de troca pode ser facilitada por um ideal em comum. É aqui que a Sustentabilidade desempenha um papel crucial, atuando como um catalisador na formação dessas trocas genuínas.